Índios invadem obras de Belo Monte e bloqueiam Transamazônica (FSP)

27/10/2011 – 14h21

AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

O canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, localizado no município de Vitória do Xingu (oeste do Pará, a 945 km de Belém), foi invadido na manhã desta quinta-feira (27) em um protesto de indígenas, pescadores e moradores da região.

Eles também bloquearam a rodovia Transamazônica na altura do quilômetro 52, onde fica a entrada do canteiro de obras da usina.

O protesto, que começou às 5h da manhã, foi organizado durante seminário realizado nesta semana, em Altamira (também no oeste, a 900 km de Belém), que discutiu os impactos da instalação de usinas hidrelétricas na região.

Os seguranças permitiram a entrada dos manifestantes sem oferecer resistência, e os funcionários da empresa não apareceram para trabalhar. Com isso, as obras estão paradas.

“Acreditamos que a empresa ficou sabendo de nossa manifestação e não quis entrar em confronto”, afirmou Eden Magalhães, secretário-executivo do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), uma das entidades participantes do protesto.

A Polícia Rodoviária Federal confirmou a ocorrência do protesto, mas ainda não sabe estimar a quantidade de pessoas presentes.Segundo ele, há cerca de 600 pessoas no local, entre índios, pescadores, população ribeirinha e até estudantes.

Os manifestantes exigem a presença de algum integrante do governo federal no local e pedem a paralisação das obras.

Ontem, foi adiado mais uma vez o julgamento na Justiça Federal sobre o licenciamento da usina de Belo Monte. O julgamento está empatado com um voto a favor da construção da usina e um voto contra. Falta o voto de desempate, mas ainda não há previsão de quando o processo voltará a ser colocado em pauta.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s