JC 5125, 26 de fevereiro de 2015
Os sistemas de monitoramento e prevenção de seus impactos no Brasil também integram o vídeo educacional lançado pelo INCT-MC
Os desastres naturais e os sistemas de monitoramento e prevenção de seus impactos no Brasil são tema do vídeo educacional lançado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC).
O material integra o projeto de difusão do conhecimento gerado pelas pesquisas realizadas durante os seis anos de vigência do INCT-MC (2008-2014), sediado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI).
Dirigido a educadores, estudantes de ensino médio e graduação, e formuladores de políticas públicas, o vídeo traz informações sobre as causas do aumento do número de desastres naturais nos últimos anos e como o País está se preparando para prevenir e reduzir os prejuízos nos diversos setores da sociedade. Pesquisadores e tecnologistas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) mostram como é feito o monitoramento de áreas de risco 24 horas por dia. Também são apresentadas as dimensões humanas, ou seja, como os desastres interferem e prejudicam a vida das pessoas e como o surgimento de novos cenários de risco pode e deve ser evitados.
Até junho, serão concluídos outros cinco vídeos educacionais, abordando temas relacionados às pesquisas do INCT para Mudanças Climáticas: segurança alimentar, segurança energética, segurança hídrica, saúde e biodiversidade.
Portal
O conhecimento produzido durante seis anos de pesquisas realizadas no âmbito do INCT para Mudanças Climáticas está sendo reunido em um portal na internet, a ser lançado neste semestre. O ambiente virtual oferecerá conteúdos com linguagem adequada para os diversos públicos de interesse: pesquisadores, educadores, estudantes (divididos por faixas etárias) e formuladores de políticas públicas. O material estará organizado em seis grandes áreas temáticas: segurança alimentar, segurança energética, segurança hídrica, saúde humana, biodiversidade e desastres naturais.
(MCTI, via Inpe)