ABC e INMET fecham parceria com Organização Meteorológica Mundial (Ascom do INMET)

Firmado acordo de cooperação internacional para meteorologia

JC e-mail 4300, de 14 de Julho de 2011

O ministro Marco Farani,diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), esteve na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Brasília, no início do mês, para assinar os termos do Programa Executivo de implementação de um Projeto de Cooperação Técnica com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), no valor aproximado de 11 milhões de dólares. O projeto tem a finalidade de promover a consolidação das atividades do INMET relacionadas à previsão numérica de tempo e ao monitoramento e previsão de eventos severos. Será desenvolvido pela OMM, em conjunto com a ABC, e executado pelo INMET, no período de cinco anos.

Segundo o diretor do INMET, Antonio Divino Moura, o novo projeto toma como base e dá seguimento aos excelentes resultados alcançados por meio de um Projeto de Cooperação Técnica anterior (2002-2007) que possibilitou ao Brasil a implantação de uma moderna rede de estações meteorológicas de superfície, com economia de cerca de R$ 40 milhões ao Brasil.

Marco Farani considera que é obrigação da Agência Brasileira de Cooperação apoiar as instituições brasileiras que querem e precisam da cooperação para poder evoluir, adquirir mais conhecimentos e tecnologia. “Esse projeto que nós assinamos com o INMET e com a OMM vai permitir tudo isso. Por outro lado, nós nos preocupamos em levar um pouco do lado brasileiro para o exterior, compartilhar com outros países nossas boas práticas. Nós queremos estimular uma atuação maior do INMET no exterior, de forma a levar boas práticas e tecnologias do Brasil a países em desenvolvimento e agir de forma solidária com eles. Então, nós temos essas duas vias: a via de apoiar a captação de tecnologia, de conhecimento para o Brasil, pela cooperação; e de apoiar o compartilhamento e a prestação de apoio e de ajuda aos países, a partir do conhecimento acumulado no Brasil”, disse Marco Farani.

Em 7 de junho de 2011, aproveitando sua participação no 16º Congresso Meteorológico Mundial, realizado em Genebra, Suíça, Divino Moura obteve a assinatura do Secretário Executivo da OMM, Michel Jarraud, nos termos do Programa Executivo de implementação do Projeto de Cooperação Técnica com aquela Organização.
(Ascom do INMET)