Tornado deixa dois mortos e ao menos 100 feridos no oeste de SC (Estadão)
Aline Torres – ESPECIAL PARA O ESTADO20 Abril 2015 | 20h 40
Forte tempestade atingiu sete bairros da cidade de Xanxerê; 12 feridos estão em estado grave e cerca de 500 famílias, desabrigadas
Atualizada às 11h30 do dia 21.
FLORIANÓPOLIS – Duas pessoas morreram e pelo menos cem ficaram feridas – 12 delas em estado grave – após a passagem de um tornado nesta segunda-feira, 20, na cidade de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina. O vento atingiu outras 12 cidades com menor impacto.
O fenômeno aconteceu por volta das 15h30 de segunda-feira e afetou principalmente a parte central de Xanxerê, que tem cerca de 47 mil habitantes, segundo o IBGE. Os mortos foram identificados como o casal Deomir e Alcimar Sutir, que morreu quando tentava socorrer os filhos.
Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, os ventos do tornado chegaram a 200 km/h. O temporal destelhou e partiu residências, arrancou árvores e fios elétricos e deixou as ruas repletas de destroços.
Tornado atingiu a cidade de Xanxerê na tarde desta segunda-feira, 20
De uma das igrejas mais antigas não sobrou nem o telhado. O ginásio de esportes Ivo Sguissardi, o principal da cidade, desmoronou. Crianças faziam atividade física no local quando a ventania chegou, mas elas conseguiram fugir. Dezenas de veículos ficaram destruídos.
Segundo informações da Defesa Civil, sete bairros estavam no caminho do tornado, que deixou um rastro de destruição. Os ventos derrubaram cinco torres de transmissão que saem da subestação de Xanxerê, deixando 14 cidades próximas sem luz.
A cidade ainda tem problemas sérios com falta de energia, já que algumas torres da Eletrosul foram derrubadas. Também há problemas de comunicação, com a rede de telefonia operando parcialmente
Socorro. O Estado encaminhou para a região equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. A prefeitura organizou abrigos para mais de 500 famílias. Os feridos estão sendo atendidos no Hospital São Paulo e parte foi transferida para cidades vizinhas. Há uma força-tarefa para levantar lonas, agasalhos e geradores de energia para as unidades de saúde.
* * *
Governo envia exército à cidade de SC atingida por tornado e deve liberar saque do FGTS (Estadão)
Ayr Aliski – 21 de abril de 2015
Um grupo de cem homens e vários caminhões do Exército estão sendo enviados nesta terça para Xanxerê, no oeste de Santa Catarina. A cidade foi atingida por um tornado na tarde dessa segunda, 20. O grupo de militares está sendo deslocado após solicitação do Ministério da Integração Nacional e vai ajudar na remoção dos escombros e limpeza da cidade. Novas ações de apoio à cidade poderão ser anunciadas no decorrer desta terça-feira, 21, pelo governo federal.
A Defesa Civil catarinense está trabalhando para dimensionar os estragos causados pelo tornado. Amanhã, serão tomadas decisões em conjunto com a Defesa Civil federal. Os ministros da Integração, Gilberto Occhi; do Trabalho, Manoel Dias; e da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, já conversaram sobre o assunto e estão acompanhando a situação enfrentada pela cidade catarinense.Para a liberação de parcela do FGTS para ações emergenciais como essa, em primeiro lugar a prefeitura ou o governo estadual precisa decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública. Em seguida, o Ministério da Integração Nacional publica ato com o reconhecimento da decretação da emergência ou calamidade pública.
O ministro Manoel Dias – que é catarinense – já fez contato com o prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparino (PSD), para obter informações sobre a situação na cidade e prestar solidariedade. Eles conversaram, também, sobre os trâmites necessários para a liberação desses recursos do FGTS, de forma que o repasse ocorra de forma rápida. Segundo o ministro, os procedimentos junto ao fundo terão início nesta quarta-feira para que as famílias tenham condições de dispor de algum recurso para reconstruírem o que foi destruído o mais rápido possível. “O FGTS já foi liberado em outros casos. Vamos tomar todas as providências para que os recursos cheguem até as pessoas que tiveram suas casas destruídas”, argumentou Dias.
Pelo menos sete bairros de Xanxerê foram atingidos pela tempestade de ontem. A informações mais recentes relatam duas mortes e pelo menos cem feridos, além de 500 famílias desabrigadas. Uma igreja foi destruída e o ginásio de esportes da cidade desmoronou. Torres de transmissão de energia foram derrubadas e casas foram arrastadas.
* * *
21/04/2015 18h47 – Atualizado em 21/04/2015 19h34
Ministro da Integração visita cidade atingida por tornado e confirma ajuda (G1)
‘Papel é fazer emergencialmente ações necessárias’, diz Gilberto Occhi.
Tornado deixou 2 mortos, 120 feridos e mil desabrigados em Xanxerê.
Do G1 SC
Dia 21: imagem área mostra residências destelhadas em Xanxerê (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, chegou a Xanxerê, no Oeste catarinense, um dia após um tornado ter deixado um rastro de destruição na cidade. Nesta terça-feira (21), ele garantiu apoio do governo federal para reconstrução do município.
Occhi também anunciou o envio de mais 100 militares do Exército, que irão auxiliar na reconstrução da cidade. Ao todo, serão 200 soldados. Os primeiros 100 chegaram no município, por volta das 17h30 desta terça-feira, e o outro grupo deve chegar na manhã desta quarta (22).
Na cidade, dois homens morreram e cerca de 120 pessoas foram levadas para hospitais, segundo a Polícia Militar, na segunda-feira (20). Ao menos 2,6 mil residências foram atingidas e cerca de mil pessoas ficaram desabrigadas.
Ochhi chegou à cidade por volta das 18h, onde anunciou a liberação de recursos emergenciais para contratação de empresas que ajudarão na reconstrução dos estragos.”O papel agora é de apoiar o prefeito e fazer emergencialmente as ações necessárias”, declarou o ministro. Segundo Occhi, dois técnicos do Ministério da Integração Nacional estão em Xanxerê, onde permanecerão para auxiliar nas medidas de apoio.”Vamos construir caminhos alternativos para o restabelecimento da cidade”, destacou o ministro. Occhi afirmou que há três fases importantes para a reconstrução da cidade: a primeira é a de ajuda humanitária com o Exército, para suprir as necessidades básicas dos atingidos. Depois, será necessário restabelecer a cidade e, por último, fazer a reconstrução.
No início da noite desta terça, o ministro se reuniu com o prefeito da cidade, para discutir ações de apoio à cidade. Depois, fará uma visita aos locais atingidos. Ele permanecerá na região Oeste do estado, para fazer um sobrevoo sobre Xanxerê na manhã desta quarta-feira (21).
A cidade de Xanxerê se mobilizou para atender às vitimas do tornado. Muitos moradores estão distribuindo alimentos e auxiliando parentes e amigos a retirar objetos de escombros. Padarias da cidade também estão distribuindo comida.
Liberação do FGTS
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, anunciou nesta terça-feira (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas por um tornado em Xanxerê. A liberação iniciará nesta quarta (22).
Dias afirmou ao portal do Palácio do Planalto que a iniciativa do governo federal é para que as famílias atingidas tenham condições de dispor de algum recurso para reconstruírem o que foi destruído pelo tornado.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100 km/h até 330 km/h por volta das 15h, horário do fenômeno (veja imagens aéreas no vídeo acima).A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. “Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, este deve ficar entre F2 e F3”, disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet Brasília.
Feridos
No Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, duas crianças, de 5 e 7 anos, e um jovem de 18, estavam em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Dia 21: ministro Gilberto Occhi chegou à cidade (Foto: Laion Espíndula/G1)
A Sociedade Hospitalar Beneficente São Cristóvão, em Faxinal dos Guedes, informou que seis feridos foram encaminhados à unidade. Todos receberam alta, sendo cinco na segunda e uma mulher, com lesões mais graves, na manhã desta terça. Eles tinham escoriações.O Hospital Nossa Aparecida, em Abelardo Luz, afirmou que não recebeu feridos pelo tornado. O G1 não conseguiu contato com o Hospital Frei Bruno, em Xaxim.
Ponte Serrada
Além de Xanxerê, o Inmet confirmou que outro tornado atingiu Ponte Serrada, que fica a 45 km de Xanxerê, na tarde de segunda (20).Três pessoas ficaram feridas e pelo menos 200 residências foram atingidas na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, algumas casas foram completamente destruídas. O município também ficou sem abastecimento de água e energia elétrica.
Dia 21: soldados do Exército chegaram a Xanxerê na tarde desta terça-feira (Foto: SDR/Divulgação)
* * *
22/04/2015 17h38 – Atualizado em 22/04/2015 17h44
Abastecimento de água em Xanxerê deve normalizar em 72h, diz Casan (G1)
Situação já é normal em bairros da parte baixa da cidade do Oeste de SC.
Tornado de segunda-feira (20) danificou cerca de 650 ligações das casas.
Joana Caldas – Do G1 SC
Dia 21: Xanxerê um dia após tornado (Foto: BOA/Divulgação)
O abastecimento de água em Xanxerê, no Oeste catarinense, deve normalizar em toda a cidade em até três dias. A Companhia de Águas e Saneamento (Casan) informou na tarde desta quarta-feira (22), que algumas áreas da parte baixa da cidade já estão com o recebimento normalizado.Com o tornado, aproximadamente 650 ligações de água nas casas foram danificadas, segundo o chefe da Casan em Xanxerê, Paulo Baldi. Não houve rompimento de adutoras, mas o abastecimento foi comprometido desde a última segunda-feira (20), quando um tornado causou prejuízos ao município.
Com ventos de até 330 km/h – segundo estimado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) -, o fenômeno deixou 2 mortos, 120 feridos e cerca de mil desabrigados. A cidade de Xanxerê decretou estado de calamidade pública na terça-feira (22) por causa dos estragos. Com isso, deve receber ajuda do estado e do governo federal.
O rompimento dessas ligações causou vazamentos e prejudicou o abastecimento. É preciso fazer a reinstalação.Em torno de 25 técnicos da Casan de Xanxerê e de municípios vizinhos trabalham nos consertos. Na parte baixa da cidade, moradores já recebem água.Porém, o abastecimento na parte alta, a mais atingida pelo tornado, deve demorar até 72 horas para ser regularizado.
Apoio do governo federal
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, chegou a Xanxerê no final da tarde desta terça e garantiu apoio do governo federal para reconstrução do município.Occhi também anunciou o envio de mais 100 militares do Exército. Ao todo, 200 devem auxiliar nas ações de reconstrução. Os primeiros 100 desembarcaram no final da tarde desta terça.O ministro do Trabalho, Manoel Dias, anunciou nesta terça-feira (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelo tornado.

Feridos
Dois homens morreram e cerca de 120 pessoas foram levadas para hospitais, segundo a Polícia Militar. Ao menos 2,6 mil residências foram atingidas, segundo último balanço da PM e cerca de mil pessoas ficaram desabrigadas. Outro tornado também atingiu a cidade de Ponte Serrada, a 45 km de Xanxerê.Parte dos pacientes que ficaram feridos durante o tornado, recebeu alta na terça (21). Pelo menos 12 pessoas feridas durante seguem internadas em hospitais de Xanxerê e Chapecó nesta quarta (22).
Tornado
A passagem do fenômeno deixou dois mortos, 120 feridos e um rastro de destruição na cidade. Os ventos que formaram o tornado podem ter chegado a 330 km/h por volta das 15h, horário do fenômeno, conforme o Inmet.A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. “Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, este deve ficar entre F2 e F3”, disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet Brasília.