Custos com desastres naturais em 2016 registram recorde em 4 anos (Correio Brasiliense)

No total, foram registrados 750 fenômenos climáticos ou geológicos extremos no ano passado

Postado em 04/01/2017 10:24

HO/AFP

O estudo também registra 160 catástrofes na América do Norte, incluindo o furacão Matthew, em outubro, que deixou 550 vítimas no Haiti

Os desastres naturais causaram danos no valor de 175 bilhões de dólares em 2016, um recorde desde 2012, mas foram menos mortíferos que no ano anterior, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pela companhia resseguradora alemã Munich Re.

Destes 175 bilhões de dólares, apenas 50 bilhões estavam assegurados, segundo o estudo, considerado uma referência no setor.

Por outro lado, as catástrofes naturais deixaram 8,7 mil mortos no ano recém-terminado, comparado com os 25,4 mil mortos em 2015, fazendo de 2016 o segundo ano menos mortífero desde 1986, atrás de 2014 e suas 8.050 mortes por desastres naturais.

No total, foram registrados 750 fenômenos climáticos ou geológicos extremos em 2016, muito mais que os 590 casos constatados em média nos últimos dez anos.

A Munich Re destaca que duas catástrofes – vários terremotos no Japão em abril e uma onda de inundações na China em junho e julho – foram as mais caras, provocando respectivamente 31 bilhões e 20 bilhões de dólares em danos.

O estudo também registra 160 catástrofes na América do Norte, incluindo o furacão Matthew, em outubro, que deixou 550 vítimas no Haiti e provocou 10,2 bilhões de dólares em danos em sua passagem.

No Canadá, os incêndios das florestas em Alberta, em maio, provocaram cerca de 4 bilhões de dólares em danos, enquanto os danos causados pelas inundações de agosto no sul dos Estados Unidos custaram 10 bilhões de dólares.

Na Europa, uma série de tempestades no final de maio e início de junho, principalmente na França e na Alemanha, com inundações e cheias de rios comportaram perdas no valor de 6 bilhões de dólares.

Por France Presse

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s