>Seminário comemora o Dia Meteorológico Mundial

>
JC e-mail 4222, de 22 de Março de 2011.

Palestras abordam mudanças climáticas, avanços tecnológicos na meteorologia e gerenciamento de risco de desastres.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) realizará amanhã (23), em sua sede, em Brasília, o seminário Clima para Você, tema definido na 61ª Seção do Conselho Executivo da Organização Meteorológica Mundial (OMM) para as celebrações do Dia Meteorológico Mundial. Cinco palestras tratarão de temas da maior relevância no momento atual como mudanças climáticas, avanços tecnológicos na meteorologia e gerenciamento de risco de desastres naturais.

A data comemora a criação da OMM, em 1950, como uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) que trata de três elementos fundamentais para o homem: o Clima, o Tempo e a Água.

O secretário geral da OMM, Michel Jarraud, em mensagem dirigida aos 189 países membros da Organização pelo Dia Meteorológico Mundial, disse que as atividades da OMM relacionadas ao clima são vistas hoje como fundamentais à segurança e bem-estar humanos e à consecução de benefícios econômicos para todas as nações.

Antonio Divino Moura, diretor do Inmet e terceiro vice-presidente da OMM, diz que o “o tema Clima e o Homem estão profundamente interligados. Há uma relação de reciprocidade entre eles: um afeta o outro. O modo de viver do homem tropical e do homem de latitudes médias e polares está diretamente relacionado ao clima. Por outro lado, o homem pode alterar o clima com ações que mudam elementos da natureza, como a queima de combustíveis fósseis; consequentemente, o clima reage. Hoje, com certo domínio tecnológico em escala planetária, o homem altera seu clima e sofre suas consequências.”
(Ascom Inmet)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s