>Twitter fica rubro-negro por ativista preso nos EUA

>
Domingo, 11 de outubro de 2009 17:51
Por Tatiana de Mello Dias – Estadão.com.br

Aos poucos, avatares estão se tornando rubro-negros no Twitter. É o “Twitter Revolution”, movimento em solidariedade ao ativista americano Elliot Madison, 41 anos, que foi preso dia 24 por usar o Twitter para ajudar manifestantes a fugirem da polícia durante o encontro do G20 em Pittsburgh, nos EUA.

O ativista anarquista avisava pelos tweets os passos da polícia. A queixa criminal diz que Madison quebrou a lei ao usar o serviço para direcionar protestos ilegais. Ele é acusado de “uso criminal de uma facilidade de comunicação” e “posse de instrumentos do crime” – no caso, o aparelho em que twittava.

“A mesma conduta (das autoridades) no Irã e na China poderia ser chamada de violação dos direitos humanos, mas aqui é chamada de controle necessário do crime”, disse à Reuters Vic Walczak, diretor legal da União das Liberdades Civis Americanas da Pensilvânia.

O Twitter foi usado em protestos contra as eleições no Irã em junho (em solidariedade, pessoas de todo o mundo adotaram avatares verdes) e também na China, onde foi bloqueado após as manifestações durante o 20º aniversário do Massacre da Praça da Paz Celestial.

Madison foi preso em um motel em Pittsburgh e solto sob fiança. As autoridades invadiram sua casa em Nova York e apreenderam computadores, livros, jornais, máscaras de gás e uma imagem de Lênin. O advogado dele, Martin Stolar, foi a um tribunal pedir a devolução da propriedade. “É um uso ultrajante da lei criminal para punir discurso; é a aplicação mais pitoresca que eu já vi do direito penal para o uso do Twitter.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s